Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Tipo de Disciplina: REGULAR
Forma de Participação: DISCIPLINA REGULAR
Unidade Responsável: PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (11.01.06.30)
Código: CHS-301
Nome: DIFERENÇAS, DIVERSIDADE E DESIGUALDADE SOCIAL
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 60 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 108 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivos: Apresentar um panorama da construção das noções de gênero, etnia, geração, classe, identificando a importância do cruzamento dessas categorias nos estudos contemporâneos sobre a questão da diferença, da diversidade e da desigualdade social. Problematizar concepções universalizantes do sujeito na perspectiva dessas categorias. Programa: Construções do conceito de gênero e a apropriação cultural da diferença sexual; corpo, sexualidade, etnia, geração e classe; problematização das concepções universais de sujeito, direitos, democracia, igualdade, cidadania e políticas públicas; construções de identidades; diferenças de gênero, etnia, geração e classe na organização social e econômica da vida pública e da vida privada; diferenças e desigualdades no trabalho, na educação e na participação política: especificidades das desigualdades de gênero, étnicas, geracionais e de classe no contexto das desigualdades em escala local, nacional e global; movimentos sociais, feministas, LGBTs, étnicos e geracionais e as lutas sociais por políticas de reparação e promoção de igualdade; políticas públicas de combate às discriminações e violências de gênero, étnica e geracional; classe, etnia e gênero na pós-modernidade; desigualdade e exclusão social no Brasil.
Referências:

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