Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: MCZB035-17
Nome: EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Carga Horária Teórica: 48 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 48 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( MCTB013-13 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Investigação acerca dos conceitos matemáticos e da Matemática por intermédio da evolução de seus conceitos. Matemática de natureza empírica, ou seja, os conceitos matemáticos e a Matemática empírica e indutiva da Antiguidade à Grécia Helênica e em outros momentos históricos. Matemática e fundamentos da Matemática na Grécia Helênica. Justificação em Matemática. A noção de prova: indução, dedução e a abstração conceitual. Temas de geometria, de números e a aplicação do método axiomático material e do rigor. O desenvolvimento do cálculo diferencial e integral. Os sistemas de números. A era dos infinitésimos e assemelhados. As diferentes caracterizações dos objetos e dos métodos. Matemática abstrata: conceito de função, estruturas algébricas, caráter algébrico dos objetos e das relações. Geometrias não euclidianas. Método axiomático formal. Teoria de conjuntos, concepção estrutural, e fundamentos da Matemática. Matemáticas não clássicas.
Referências: BURTON, D. M. The history of mathematics: an introduction. 7. ed. New York: McGraw- Hill, 2010. CORRY, L. Modern algebra and the rise of mathematical structures. Basel: Birkhäuser, 2004. EDWARDS, C. H. The historical development of the calculus. New York: Springer-Verlag, 1994. EUCLIDES. Os elementos. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. EVES, H. Foundations and fundamental concepts of mathematics. 3rd ed. Mineola, NY: Dover Publications, 1997. EWALD, W. B. (ed). From Kant to Hilbert: a source book in the foundations of mathemat- ics, vols. 1 e 2. Oxford: Oxford University Press, 2007. FERREIRÓS, J. Labyrinth of thought: a history of set theory and its role in modern math- ematics. 2.ed. Basel: Birkhäuser, 2007. GRATTAN-GUINNESS, I. From the calculus to set theory, 1630-1910: introductory history. London: Duckworth, 1980. GREENBERG, M. J. Euclidean and non-Euclidean geometries: development and history. 4th ed. New York: W. H. Freeman, 2007. HEATH, T. L. Euclid: the thirteen books of “The Elements”. 2nd ed. Mineola, NY: Dover Publications, 1956. HILBERT, D. Fundamentos da geometria. Lisboa: Gradiva, 2003. MANCOSU, P. Philosophy of mathematics and mathematical practice in the seventeeth century. Oxford: Oxford University Press, 2008. ORE, O. Number theory and its history. Mineola, NY: Dover Publications, 1948. TILES, M. The philosophy of set theory: an historical introduction to Cantor’s paradise. Mineola, NY: Dover Publications, 1989. ASPRAY, W.; KITCHER, P. (eds). History and philosophy of modern mathematics. Minne- apolis: University of Minnesota Press, 1988. BACHELARD, G. A filosofia do não: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Presença, 2009. BARON, M. The origins of infinitesimal calculus. Mineola, NY: Dover Publications, 1969. BELNA, J. P. Cantor. São Paulo: Estação Liberdade, 2011. BENACERRAF, P.; PUTNAM, H. (eds). Philosophy of mathematics: selected readings. Cam- bridge: Cambridge University Press, 1983. BOYER, C. B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. BOYER, C. B. The history of the calculus and its conceptual development. Mineola, NY: Dover Publications, 1959. BOYER, C. B. History of the analytic geometry. Mineola, NY: Dover Publications, 2004. CAJORI, F. Uma história da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. CAJORI, F. A history of mathematical notations, vol. 1. New York: Cosimo, 2007. CAJORI, F. A history of mathematical notations, vol. 2. New York: Cosimo, 2007. CAJORI, F. A history of the conceptions of limits and fluxions in Great Britain, from New- ton to Woodhouse. Charleston, SC: Nabu Press (BiblioLabs LLC), 2010. CANTOR, G. Contributions to the founding of the theory of transfinite numbers. Mineola, NY: Dover Publications, 1955. COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é matemática? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000. DEDEKIND, R. Essays on the theory of numbers. Mineola, NY: Dover Publications, 1963. EVES, H. Introdução à história da matemática. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. GUICCIARDINI, N. Reading the Principia: the debate on Newton’s mathematical methods for natural philosophy from 1687 to 1736. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. HARTSHORNE, R. Geometry: Euclid and beyond. New York: Springer Verlag, 2000. HACKING, I. The emergence of probability: a philosophical study of early ideas about probability, induction and statistical inference. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. HEATH, T. L. A history of Greek mathematics: from Tales to Euclid. Mineola, NY: Dover Publications, 1981. HEATH, T. L. A history of Greek mathematics: from Aristarchus to Diophantus. Boston: Adamant Media, 2000. HEATH, T. L. The works of Archimedes. Mineola, NY: Dover Publications, 2002. HILBERT, D. The foundations of geometry. Whitefish: Kessinger Publishing, 2010. KATZ, V. J. A history of mathematics. 3rd ed. New York: Addison-Wesley, 2008. KATZ, V. J. História da matemática. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. KLEIN, J. Greek mathematical thought and the origin of algebra. Mineola, NY: Dover Pub- lications, 1992. KLEINER, I. A history of abstract algebra. Boston: Birkhäuser, 2007. KÖRNER, S. The philosophy of mathematics: an introductory essay. Mineola, NY: Dover Publications, 2009. KRAGH, H. Introdução à historiografia da ciência. Porto: Porto Editora, 2001. LEIBNIZ, G. W. The early mathematical manuscripts of Leibniz. Mineola, NY: Dover Publi- cations, 2005. MANCOSU, P. (ed). From Brouwer to Hilbert: the debate on the foundations of mathe- matics in 1920s. Oxford: Oxford University Press, 1998. MANIN, Y. I. Mathematics as metaphor: selected essays of Yuri I. Manin. Providence, RI: American Mathematical Society, 2007. MUELLER, I. Philosophy of mathematics and deductive structure in Euclid’s Elements. Mineola, NY: Dover Publications, 1981. PESIC, P. Abel’s proof: an essay on the source and meaning of mathematical unsolvability. Cambridge, MA: MIT Press, 1976. PESIC, P. Beyond geometry: classic papers from Riemann to Einstein. Mineola, NY: Dover Publications, 2007. POINCARÉ, H. O valor da ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. POINCARÉ, H. Ensaios fundamentais. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2008. SILVA, J. J. Filosofias da matemática. São Paulo: Editora da Unesp, 2007. SMITH, D. E. A source book in mathematics. Mineola, NY: Dover Publications, 1984. STILLWELL, J. Mathematics and its history. Berlin: Springer-Verlag, 2010. STILLWELL, J. The four pillars of geometry. Berlin: Springer-Verlag, 2005. STRUIK, D. J. A concise history of mathematics. 4th ed. Mineola, NY: Dover Publications, 1987. WUSSING, H. The genesis of the abstract group concept. Mineola, NY: Dover Publications, 2007.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
MCTB013-13 - EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( MCTB013-13 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LM 2018 - N 2018.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LM 2018 - A 2019.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
BMAT 2017 - N 2017.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LM 2023 - LCNE 2022 2023.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2015-2017 2017.2 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2018 - N 2019.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2018 - A 2019.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCB 2022 - LCNE 2020 2020.2 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não
BMAT 2017 - A 2017.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BMAT 2017 - N 2017.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BMAT 2017 - A 2017.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BMAT 2023 - BCT 2022 2024.1 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BMAT 2023 - BCT 2022 2024.1 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2022 2023.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LFIL 2022 - LCH 2020 2020.2 FILOSOFIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LCNE 2019 2019.2 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LCNE 2022 2023.1 CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Não 0 Sim
LM 2022 - LCNE 2020 2020.2 MATEMÁTICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Não

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3