Referências: |
BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2009. 127 p.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação ¿ Secretaria da Educação Básica, 1999. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acessado em:
_______. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio ¿ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em 31/01/2009.
D´AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 107 p. (Coleção tendência em educação matematica, 1).
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 198 p. (Tendência em educação matemática). ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010. 158 p. (Tendência em educação matemática).
BUSHAW, Donald. Aplicações da matemática escolar. São Paulo: Atual, 1997. (Trabalho conjunto da NCTM ¿ MAA).
DAMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athenas, 1997. 174 p.
____________, Ubiratan. Da realidade à ação: Reflexões sobre educação e matemática. 6 ed. São Paulo: Summus, 1986. 115 p.
____________, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. 21 ed. Campinas: Papirus, 2010. 120 p. (Coleção Perspectiva em educação matemática).
IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos; MACHADO, Nilson José. Fundamentos de Matemática elementar. 6 ed. São Paulo: Atual, 2005. v. 8. 263 p. (Fundamentos de Matemática elementar). 11 v.
LIMA, E. L. et al. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, v.3.
LINS, Rômulo C.; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2001.
MACHADO, Antônio dos Santos. Matemática: temas e metas. sistemas lineares e combinatória. São Paulo: Atual , 1998. 3 v.
MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2005. 320 p.
MIGUEL, Antonio et al. História da matemática: em atividades didáticas. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. 319 p.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S.. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 114 p. (Tendencias em educação matemática, 11).
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o Ensino de Matemática ¿ 2° grau. São Paulo: SE/CENP/CECISP, 1992. Disponivel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_MAT_COMP_red_md_20_03.pdf>.Acessado em:
___________.Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas pedagógicas. Subsídios para a implementação da proposta curricular de Matemática para o 2° grau. São Paulo: SE/CENP/CECISP, 1980.Disponivel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_QUI_COMP_red_md_20_03.pdf >. Acessado em: |