Fundação Universidade Federal do ABC Santo André, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22)
Código: NHT3047-13
Nome: PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA III
Carga Horária Teórica: 36 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Estudo Individual: 0 h.
Carga Horária Total: 36 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( NHT3091-15 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Relação entre os conteúdos Física Moderna e Contemporânea com a prática do ensino desses conteúdos no Ensino Médio: transposição de conteúdos; análise de livros didáticos; análise de conteúdos programáticos; elaboração de material didático; instrumentação do ensino através da confecção de materiais e de equipamentos; exercício da atividade pedagógica através de aulas ministradas para seus colegas.
Referências: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação ¿ Secretaria da Educação Básica, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/11Historia.pdf>. Acessado em: ______. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio ¿ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acessado em: BROCKINGTON, J. G. de O.A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para aluno do ensino médio. São Paulo: USP, 2005. (Dissertação Universidade de São Paulo). CANATO JUNIOR.O texto e contexto para o ensino de física moderna e contemporânea na escola média. São Paulo: USP, 2003. (Dissertação Universidade de São Paulo). GRECA, I; MOREIRA, M. A. Uma revisão de literatura sobre estudos relativos ao ensino da Mecânica Quântica Introdutória. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.6, n.1 p. 29-56, mar. 2001. Artigos de periodicos selecioandos. BARRETO, Márcio. Física: Einstein para o ensino médio: uma leitura interdisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2009. 152 p. BOHR, Niels. Física atômica e conhecimento humano: ensaios 1932-1957. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. 129 p. COLBERT, F. Uma perspectiva sócio-histórica do conteúdo de física moderna nos livros didáticos para o ensino médio no Brasil (1950-2000). Salvador: UFBA, 2004. (Dissertação. Universidade Federal da Bahia. Salvador). OLIVEIRA, N. R. A presença do teatro no ensino de física. São Paulo: USP, 2004. (Dissertação Universidade de São Paulo). ORZEL, Chad. Como ensinar física ao seu cachorro: uma visão bem-humorada da física moderna. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 214 p. PESSOA JUNIOR, Osvaldo. Conceitos de física quântica. São Paulo: Livraria da Física, 2006. v. 2. 195-332 p. ZEILINGER, Anton. A face oculta da natureza: o novo mundo da física quântica. São Paulo: Globo, 2005. 276 p.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
NHT3091-15 - PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA III
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( NHT3091-15 ) ATIVO 01/06/2006
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LFIS 2010 - N 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
LFIS 2010 - N 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
LFIS 2010 - A 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - M Sim 12 Sim
BCT 2006 2006.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
LFIS 2010 - A 2010.1 FÍSICA - SANTO ANDRÉ - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 12 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2008 2008.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2006 2006.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim
BCT 2009 2009.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - BACHARELADO - Presencial - N Não 0 Sim
BCT 2008 2008.1 CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SANTO ANDRÉ - BACHARELADO - Presencial - M Não 0 Sim

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod v4.9.3