Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22) |
Código: |
NHT3046-13 |
Nome: |
PRÁTICAS DE ENSINO DE FÍSICA II |
Carga Horária Teórica: |
36 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
36 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( NHT3090-15 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Relação entre os conteúdos de Eletromagnetismo, Óptica e Ondas com a prática do ensino desses conteúdos no Ensino Médio: transposição de conteúdos; análise de livros didáticos; análise de conteúdos programáticos; elaboração de material didático; instrumentação do ensino através da confecção de materiais e de equipamentos; exercício da atividade pedagógica através de aulas ministradas para seus colegas. |
Referências: |
BARROS, M. A. A evolução das concepções dos estudantes secundários sobre visão em situação de ensino. São Paulo, 1996.( Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Educação da USP).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação ¿ Secretaria da Educação Básica, 1999. Dsiponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acessado em:
______. Secretaria de Educação Básica. PCN+ Ensino Médio ¿ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf [2]. Acesso em 31/01/2009.
MOREIRA, M. Mapas conceituais. Caderno Catarinense Ensino de Fisica Florianópolis, 3(1): 17-25, abr. 1986. Disponivem em: <http://www.fsc.ufsc.br/cbef/port/03-1/artpdf/a3.pdf.> Acessado em:
ROBILOTTA, M. Construção e realidade no ensino de física. São Paulo: IFUSP, 1985. (Monografia).
SALÉM, S. Estruturas conceituais no ensino de física uma aplicação à eletrostática. IFUSP, 1986. (Dissertação de Mestrado). Artigos de periódicos selecioandos.
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA - Departamento de Física/UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC.
MOREIRA, M. Mapas conceituais no auxílio na aprendizagem significativa de conceitos da óptica física Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 4, 4403 2008. |
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