Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22) |
Código: |
NHT1041-13 |
Nome: |
PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA III |
Carga Horária Teórica: |
36 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
36 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NHT1085-15 ) OU ( NHT1085-16 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Os conteúdos da biologia e sua transposição para o ensino médio. Modalidades didáticas no ensino de biologia. Articulação entre as áreas no ensino médio. Aprofundamento da estrutura de cada uma dessas disciplinas e sua relação com outras em projetos interdisciplinares. Novas dinâmicas de aprendizagem. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de biologia. Avaliação e ensino de Biologia. Proposição e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar. |
Referências: |
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do curriculo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscopio. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 199 p.
KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: EdUSP, 2008. 197 p.
MARANDINO, M. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói-RJ: Eduff, 2005. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. 143 p. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. Interdisciplinariedade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.
MARANDINO, Martha. Ensino de biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. 215 p. (Coleção docência em formação. Série ensino médio).
SANTOS, Flávia Teixeira dos (org); GRECA, Ileana Maria (org). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006. 440 p. (Coleção educação em ciências). |
|
|
|