Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAD-COORDENAÇÃO-GERAL DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES (11.01.05.22) |
Código: |
NHT1040-13 |
Nome: |
PRÁTICAS DE ENSINO DE BIOLOGIA II |
Carga Horária Teórica: |
36 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Estudo Individual: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
36 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( NHT1084-15 ) OU ( NHT1084-16 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
Enfoque teórico e prático sobre as diferentes possibilidades de mediação em sala de aula a partir dos conteúdos biológicos. O papel da linguagem no ensino de biologia. Os conteúdos da biologia e sua transposição para o ensino médio. Relações do ensino de Biologia com as aplicações científicas, as questões éticas (bioética) e culturais e com o cotidiano dos estudantes do ensino médio. O livro didático de biologia no ensino médio. Imagens e ensino de biologia. Possibilidades de pesquisa em ensino de Biologia. Elaboração de planos de aula a partir de conteúdos ou temas estruturadores em biologia. |
Referências: |
KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: EdUSP, 2008. 197 p.
MARANDINO, Martha. Ensino de biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. 215 p. (Coleção docência em formação. Série ensino médio).
SANTOS, Flávia Teixeira dos (org); GRECA, Ileana Maria (org). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006. 440 p. (Coleção educação em ciências). AMORIM, A. C. R. ; SOUZA, L. B. Caderno de resumos do X Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia: História e percursos da biologia no currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2006.
Artigos de periódicos nacionais e internacionais da área de ensino de ciências.
KINOSHITA, Luiza Sumiko et al. A botânica no ensino básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RIMA, 2006. 162 p.
MARANDINO, M. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.
___________, M. et. al. Memória da Biologia na cidade de São Paulo: Guia Didático. São Paulo: FEUSP, 2004.
SANTOS, Silvana. Evolução biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2002.
TRIVELATO, S. L. F. Biologia para o cidadão do século XXI ¿ 2ª parte. São Paulo: FEUSP, 1999. |
|
|
|