PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: NELSON DA SILVA BENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELSON DA SILVA BENTO
DATA : 27/04/2023
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/wvh-hmia-apu
TÍTULO:

COMO AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE 4.0 SUPORTAM OS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE QUALIDADE TQC E TQM


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O objetivo principal desta pesquisa é identificar como as metodologias de qualidade estabelecidas, conhecidas mundialmente como TQC (Total Quality Control) e TQM (Total Quality Management) são suportadas pelas ferramentas do conceito de Qualidade 4.0 que também receberam influência das tecnologias disruptivas de Indústria 4.0 na última década.

A fim de cruzar a relação entre TQC e TQM e como a Qualidade 4.0 suporta esses sistemas de qualidade foi adotado um método de investigação qualitativa por meio de um questionário de pesquisa aplicado a uma das mais importantes montadoras mundiais, sediada também no Brasil, a Toyota do Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica e da relação de conceitos e sinergia seria possível analisar e chegar a conclusões através deste trabalho de pesquisa.

No contexto da evolução da indústria, a função qualidade tem uma influência decisiva na entrega de produtos e serviços de excelência aos clientes. Nesse contexto e principalmente no século XX, os sistemas de gestão da qualidade foram desenvolvidos e se estabeleceram nos períodos da Indústria 2.0 e 3.0, trazendo inegáveis benefícios à qualidade como o TQC (Total Quality Control) originário do Japão e o TQM (Total Quality Management) originários dos Estados Unidos da América, ambos com o mesmo conteúdo. Neste contexto a qualidade está intimamente ligada ao sistema de gestão da qualidade tradicional, e agora com a Indústria 4.0, está sendo denominada Qualidade 4.0.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939810 - ANGELICA ALEBRANT MENDES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DARIO HENRIQUE ALLIPRANDINI - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3202252 - LUIS HENRIQUE RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 08:40
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod