PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: CAROLINA REGINA DE GRANO DUARTE

DISCENTE : CAROLINA REGINA DE GRANO DUARTE
DATA : 14/12/2021
LOCAL: UFABC SBC

COMPROMETIMENTO ESTRATÉGICO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS COM OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os esforços globais para garantir que haja desenvolvimento econômico ao mesmo tempo em que todas as pessoas em todos os países do mundo tenham acesso garantido a condições dignas de vida e o meio ambiente seja preservado e até recuperado dos danos causados pela ação humana têm sido guiados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, às instituições de ensino superior (IESs) é atribuído um papel de destaque na formação de recursos humanos aptos a lidar com as questões relacionadas à sustentabilidade, no engajamento da comunidade para tais questões e no desenvolvimento da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, ambiental e econômico. As IESs, por sua vez, têm se comprometido formalmente a promover a sustentabilidade por meio de acordos internacionais desde a Declaração de Talloires em 1990, o que tem se repetido ao longo dos anos. A área de pesquisa em sustentabilidade tem se desenvolvido muito e grande parte dos trabalhos são contribuições para alcançar os ODSs, incluindo estudos que buscam analisar a extensão da integração dos ODSs ao nível estratégico das IESs. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo examinar o comprometimento estratégico das universidades públicas brasileiras com os ODSs, por meio da análise de conteúdo de documentos de planejamento estratégico de 70 instituições (61,4% das universidades públicas do país). As métricas do Times Higher Education Impact Ranking (THEIR) 2020, que tem como objetivo mensurar o impacto gerado por universidades, tendo como base os ODSs, serviu de base para as análises.  Como resultado, a pesquisa foi capaz de identificar iniciativas relacionadas a todos os 17 ODSs nos planos estratégicos analisados e estabelecer um panorama nacional de ações e políticas universitárias voltadas para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pode servir de parâmetro para a implementação de ações em outras IESs brasileiras, e para comparação com práticas de desenvolvimento sustentável identificadas em estudos que têm sido realizados ao redor do mundo.

Presidente - Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCAS VEIGA AVILA - UFSM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARLY MONTEIRO DE CARVALHO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760422 - DELMO ALVES DE MOURA