PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA REGINA DE GRANO DUARTE

DISCENTE : CAROLINA REGINA DE GRANO DUARTE
DATA : 29/09/2020
LOCAL: por participação remota

UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E SUA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Atualmente a humanidade está diante desafios sociais, ambientais e econômicos inéditos que podem ser enfrentados com o comprometimento de países, instituições e indivíduos com o desenvolvimento sustentável (DS). O DS pode ser traduzido pela Agenda 2030, que apresenta um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade por meio dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). As instituições de ensino superior (IES) têm grande potencial de contribuir para que a sociedade alcance esses objetivos, que estão presentes em suas atividades desde a concepção de seu planejamento estratégico. Este estudo tem como objetivo verificar como as IES abordam o DS em seus planejamentos estratégicos por meio da realização de análise de conteúdo dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) das universidades federais brasileiras. A análise será realizada em duas etapas, na primeira, serão identificados trechos dos PDIs relacionados a cada um dos ODS e, na segunda, serão identificados os principais elementos apontados nos documentos para cada ODS a partir do conjunto de trechos selecionados na etapa 1. Com isso, espera-se fazer um diagnóstico do compromisso das universidades com o DS em seu planejamento estratégico e das principais ações desenvolvidas por estas IES para cada ODS.

Presidente - Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA PRIETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARLY MONTEIRO DE CARVALHO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA NAOMI MORIOKA - UFPB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO