PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALIA DE OLIVEIRA
DATA : 17/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: São Bernardo do Campo (modo remoto)
TÍTULO:

Corpos injuriados na escola: uma problematização para o ensino de filosofia


PÁGINAS: 124
RESUMO:

A pesquisa apresenta e discute as experiências de uma professora-pesquisadora com xs discentes de uma escola pública da periferia de São Bernardo do Campo. Seu objetivo principal é a compreensão, desnaturalização e possível desconstrução dos discursos acerca dos corpos injuriados na escola, o que traz à tona estereótipos, clichês e preconceitos acerca de representações de gênero, que visam fabricar, ditar, sancionar, vigiar e controlar determinados padrões de normalidade. Deste modo, a pesquisa incide sobre a emergência e a circulação de discursos presentes na vida escolar capazes de identificar, separar, diferenciar, julgar e rechaçar determinadas representações consideradas desviantes e anormais. No primeiro capítulo, apresenta-se a relação da professora-pesquisadora com o espaço, com as temáticas e os afetos que atravessam as vidas ali presentes, de maneira a dar visibilidade aos modos e às estratégias pelas quais as injúrias se apresentam nesta escola, em falas e em inscrições verbais e não-verbais. No segundo capítulo, discutem-se três versões de materiais didáticos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, destinados ao trabalho pedagógico com questões de gênero, que tangem o universo das ciências humanas, e, em particular, o ensino de filosofia. A análise dos problemas e das fragilidades destes materiais, deu subsídios para a professora-pesquisadora pensar, elaborar e aplicar sequências didáticas criadas especificamente em atenção a um inventário de imagens (verbais e não-verbais) sobre as injúrias que atravessam especificamente o universo imaginativo e vivencial dxs discentes. Assim, em uma perspectiva intersecional, foi possível narrar as experiências vivenciadas com duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, em relação ao uso do material criado no âmbito do ensino de filosofia. Destaca-se como um dos produtos deste processo o Dicionário "I de Injúria", que foi construído pelxs discentes das duas turmas, a partir da escolha de algumas injúrias presente em suas vidas, que foram narradas, descritas e ressignificadas a partir da escrita de verbetes temáticos.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1801755 - ALEXANDER DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947221 - MARILIA MELLO PISANI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734910 - PATRICIA DEL NERO VELASCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLA RODRIGUES - UFRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LEA TOSOLD
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 17:22
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