PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: FULVIO DE MORAES GOMES

DISCENTE : FULVIO DE MORAES GOMES
DATA : 04/03/2020
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O que pode o cinema no ensino de Filosofia?

O tema do presente trabalho é o cinema e sua possível relação com o ensino de Filosofia. Interessa-nos saber o que pode o cinema no ensino de Filosofia. Essa problemática se nos afigura pelas condições que enfrentamos em nossa prática docente, especialmente a exiguidade de carga horária prevista para a Filosofia, o que impõe várias limitações ao desenvolvimento de nosso trabalho. Além disso, se nos afigura também pelo entendimento de que o vídeo é uma realidade a ocupar considerável espaço na vida das pessoas hoje. Basta que se lance um breve olhar ao redor para que se chegue a essa constatação. Essa difundida presença que o vídeo possui na sociedade contemporânea não se reflete, todavia, em igual proporção no ambiente escolar. Faz falta pensar melhor nas possibilidades de uso que tal recurso poderia ter na esfera educacional, principalmente para não se cair no risco fácil de adotar qualquer “modernosidade” (com o perdão do neologismo) na seara pedagógica, apenas por gosto pela novidade. Nesse sentido, e mais especificamente no âmbito do ensino de Filosofia, realizou-se esta pesquisa. Percorrendo-se quatro diferentes etapas – habilitação do audiovisual para a Educação, delineamento de uma concepção de Filosofia que se derive em prática de ensino, investigação da possiblidade de que o cinema sirva para ensinar Filosofia e, por fim, análise do modo de recepção dos filmes nos livros didáticos, tomados enquanto elementos práticos desse ensino filosófico – buscou-se a elucidação dessa questão central estabelecida ab initio: o cinema dá o que pensar filosoficamente? Podemos adiantar que a resposta encontrada se encaminha de modo afirmativo: ao se conceber a Filosofia como experiência do pensamento que produz [novos] sentidos para a realidade, então é possível afirmar que o filme, entendido como conceito-imagem, que dá o que pensar a uma racionalidade logopática, habilita-se como ferramenta para o ensino filosófico.

Presidente - Interno ao Programa - 1734910 - PATRICIA DEL NERO VELASCO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SÉRGIO ALBERTO RIZZO JÚNIOR - FAAP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734906 - PAULO TADEU DA SILVA