PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: FABIANO BITENCOURT MONGE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANO BITENCOURT MONGE
DATA : 13/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SBC
TÍTULO:

POR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: contra o modelo hegemônico da originalidade grega 


PÁGINAS: 215
RESUMO:

Esta dissertação tem como finalidade propor um critério metodológico, entendido como ensino menor de filosofia, que serve para trabalhar no ensino médio. No primeiro momento, buscou-se a fundamentação desta noção analisando o encontro do ensino menor com afroperspectividade. Depois seguiu pela compreensão e apropriação dos componentes do conceito de literatura menor em Deleuze e Guattari, que sãoa desterritorialização da língua, a ligação do indivíduo no imediato-político e o agenciamento coletivo de enunciação. Em seguida, abordou-se a concepção de educação menor em Silvio Gallo, na qual o autor deslocou o conceito de menor dos franceses de literatura para o campo da educação, apresentando como educação menor. Os encontros e apropriações desses componentes, que estão nos dois intercessores para o ensino menor, fundamentaram aqui esta proposta de ensino menor de filosofia. Por isso, houve um processo de criação feito por meio de um método de desvio, forma esta que é sugerida exclusivamente por Deleuze, Guattari e Gallo. Um outro objetivo importante foi materializar como parte do produto do Mestrado Profissional em Filosofia um ensino que traz África-Brasil, a partir de um material didático alternativo que se concretizou nessa proposta como didática do menor, e que está para além da visão da originalidade grega e do conhecimento hegemônico da tradição filosófica. Essa visão comum da originalidade grega, que tem como lugar comum ou como ponto de partida no ensino da História da Filosofia, serve como problema que mostra um racismo epistêmico, algo bem enraizado nessa área, que em visão geral, foi problematizado no decorrer deste trabalho, e que de outro modo, a originalidade foi problematizada na intenção de abrir possíveis linhas de fugas para “outras vozes” que foram apagadas pelo tempo, pelo extermínio filosófico construído historicamente. O material didático que temos como proposta apresentou como objetivo construir uma linha de fuga do cânone do ensino maior no aspecto da originalidade e de outros temas desse modelo hegemônico.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1228901 - ALEXIA CRUZ BRETAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATO NOGUERA - UFRRJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1801755 - ALEXANDER DE FREITAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGERIO ALESSANDRO DE MELLO BASALI - UNB
Notícia cadastrada em: 20/12/2019 15:47
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