Ensino de Filosofia e Direitos Humanos: uma abordagem estética
A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso
de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem
ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov
Zizek buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em
nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a
abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas
manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao
corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de
ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de
subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao
tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi
orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa
e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos
possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente,
quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova
abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas
produzidas pelos alunos pudemos experimentar a potência das imagens e
acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e
alunas a respeito do tema.