PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO MIGNANELLI DOS SANTOS

DISCENTE : CRISTIANO MIGNANELLI DOS SANTOS
DATA : 30/08/2019
LOCAL: UFABC - São Bernardo do Campo

PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO CONTRA A BARBÁRIE

Este trabalho tem como objetivo propor possibilidades para uma experiência filosófica nas aulas de filosofia no ensino médio público. Uma experiência filosófica que seja uma tentativa de resistência às forças que almejam se apoderar da escola, da educação, da cultura, legando, não somente a elas, mas a todas sociedades contemporâneas vivências do choque e inaptidão a novas e significantes experiências conforme descreveu Walter Benjamin. Diante este quadro, como promover um ensino da filosofia que possa, ao mesmo tempo, não reproduzir tipos de experiências empobrecedoras e criar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas? Para tanto, a pesquisa pretende entender os tipos de experiências mais relevantes à educação, sobretudo, na escola pública.

Presidente - Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1228901 - ALEXIA CRUZ BRETAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947221 - MARILIA MELLO PISANI