PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL REBOUÇAS BRANDÃO

DISCENTE : RAFAEL REBOUÇAS BRANDÃO
DATA : 28/08/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E CIDADANIA: UMA CONCEPÇÃO A PARTIR DE GRAMSCI

A pesquisa aborda o ensino de Filosofia a partir do senso comum, de um espontaneísmo, que tende a ser uma postura, um “lugar” onde não há uma estratégia e preparação para as grandes tensões, ao ocorrerem os grandes embates, são atropelados pelos acontecimentos e pela ausência de um bloco unificador. O espontaneísmo e o senso comum estão presentes nas massas populares.  O objetivo é o desenvolvimento da reflexão crítica a partir do senso comum dos alunos, provocar uma reflexão crítica em relação ao senso comum presente na sociedade e posteriormente desenvolver através da filosofia, críticas, reflexões e intervenções que os levem a elaborar um senso crítico, consciente dos problemas e os seus pressupostos históricos, em busca do bom senso. Para isso será analisada primeiramente o senso comum e posteriormente a história da filosofia, do pensamento, como recurso nas aulas de Filosofia. A elaboração crítica e consciente é considerada um ponto importante dentro do processo de aprendizado filosófico, por isso se especificarão os seus elementos; indicando como fazê-la e expondo suas dificuldades para um estudante iniciante. Para isso se especificarão os elementos constituintes do senso comum, elementos de crenças e identificando a presença de modelos sociais conservadores, míticos, enrijecidos por concepções de mundo de uma elite dominante.  A fim de analisar como se dá essa dominação e a contribuição de uma atitude e leitura filosófica para a criação de um senso crítico e sistemátizador, assim, a importância do ensino de Filosofia nas escolas, principalmente na rede pública de ensino. A prática filosófica nas aulas, serão  a partir de aulas em roda de conversa e de exposição dos pensamentos dos alunos sobre diversas questões. Estas consistem na ampla liberdade para os alunos falarem , escreverem, desenharem ou qualquer outra forma que venham a se maniifestar, bem como da atenta participação do professor diante de todo o processo.

Presidente - Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3047894 - FERNANDA CARLOS BORGES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DÉBORA CRISTINA GOULART - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1834566 - LUIZ FERNANDO BARRERE MARTIN