PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA APARECIDA SOUZA OLIVEIRA
DATA : 13/08/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

O ENSINO DE FILOSOFIA E O CINEMA DE HITCHCOCK: UMA DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

RESUMO

Esta pesquisa tem como intuito proporcionar a ampliação do modo de ver e entender a estética e a linguagem cinematográfica, através do Ensino de Filosofia, a partir de um mergulho na obra cinematográfica de Alfred Hitchcock. O objetivo que se quer alcançar ao trazer para as aulas de Filosofia no ensino médio elementos artísticos e estéticos que perpassam a linguagem cinematográfica da obra de Hitchcock é a desnaturalização e a ampliação da percepção dos estudantes, bem como a ampliação do seu capital cultural. Pretende-se também, a partir da reflexão sobre os recursos cinematográficos e seus modos de realização, fazer com que os estudantes possam criar uma cena com base em um roteiro adaptado de um texto pré-estabelecido, valendo-se dos recursos de linguagem apreendidos pela imersão em estudos de estética e de linguagem cinematográfica hitchcockiana. Dentre os autores usados para subsidiar as discussões da pesquisa, destacam-se: Inácio Araujo, François Truffaut, Roland Barthes, Noël Carroll, Jacques Aumont, Michel Marie, Cristhian Metz, Alexandre Astruc, David Bordwell, Kristin Thompson, André Bazin, entre outros.

Presidente - Interno ao Programa - 1801755 - ALEXANDER DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROGÉRIO DE ALMEIDA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA