PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: ARLISON FRANK LISBOA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARLISON FRANK LISBOA ALVES
DATA : 04/07/2019
HORA: 13:00
LOCAL: sala S17,Terreo, Bl. Delta,Campus SBC, Alam.da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP
TÍTULO:

Filosofia e currículo: experiência docente frente às atuais dinâmicas político-educacionais


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Objetivamos analisar como as atuais políticas educacionais na sua relação com as dinâmicas econômicas neoliberais produzem discursos, documentos e modos de ser capazes de ressignificar os sentidos da escola pública, a presença da disciplina de filosofia no Ensino Médio e o sentido de ser professor de filosofia. Supomos que essas relações econômico-políticas esvaziam os sentidos do trabalho do professor porque impactam suas experiências e se impõem como chavões e clichês que minimizam suas possiblidades de compreender a própria prática. Por esse motivo, operamos a desconstrução e a desnaturalização de certas expressões que se tornaram comuns ao trabalho do professor, provenientes tanto dos documentos oficiais quanto do seu cotidiano. Ao empreender um estudo sobre a nossa própria experiência constituímos os sentidos da nossa prática como uma forma de contradiscurso diante dos hegemônicos discursos vazios dos documentos oficiais. Para isso, fazemos uso de alguns dos registros tomados em nossos cadernos de anotações nos quais pontuamos enunciados comuns do trabalho cotidiano do professor. Assim, o estudo sobre a nossa própria prática, sobre as nossas experiências e sobre tais discursos compõem um material que tomamos para mapear as contradições entre aquilo que é dito – pelos professores e pelos documentos – e aquilo que nossos trabalhos produzem. Trata-se também de considerar, principalmente, como o trabalho prático do professor pode ser compreendido como uma forma de resistência diante da estrutura discursiva hegemônica que o neoliberalismo faz imperar sobre a educação. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1801755 - ALEXANDER DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1822905 - CARLOS EDUARDO RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - SAMUEL MENDONÇA - PUC-CAMPINAS
Notícia cadastrada em: 10/06/2019 13:30
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