PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: PRISCILA MARTINS FERREIRA SILVA

DISCENTE : PRISCILA MARTINS FERREIRA SILVA
DATA : 07/12/2020
LOCAL: por participação remota - https://conferenciaweb.rnp.br/events/banca-de-defesa-prof-filo

FILOSOFIA EM ATO: poéticas da experiência escolar

(Por uma professora-coringa Entre quatro paredes da sala de aula)

A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar, a partir da elaboração de narrativas calcadas na experiência escolar, pontos de convergência entre o ensino de filosofia associado à linguagem teatral, no contexto do Ensino Médio. Vislumbra-se, por meio da interação entre filosofia e arte, a construção de propostas metodológicas que considerem o texto teatral, junto ao corpo e suas potencialidades performáticas, como sendo mais um modo de suscitar a reflexão filosófica no âmbito da Educação Básica. Para tanto, as aulas de filosofia, que compõem grande parte deste trajeto de pesquisa teórico-prática, são reveladas como ponto de partida e fio condutor para discussões e reflexões sobre o que pode ser ensinar e aprender em filosofia, ensejando o delineamento de caminhos metodológicos que partam de uma ação docente e, considerem os desdobramentos de uma prática singular de ensino, resgatadas de experiências vivenciadas por uma professora de filosofia da rede pública do estado de São Paulo, para então repensá-las como objeto de pesquisa. Portanto, a tarefa maior se justifica em voltar-se ao ato de lecionar a fim de perceber as relações existentes entre os conteúdos ensinados e o modo de ensinar, buscando identificar os momentos em que uma concepção de filosofia, ainda que não concluída, pode revelar, por meio da ação, os aspectos norteadores de um tipo de ensino, que, apesar de singular e particular, também pode encontrar aberturas para diálogos e compartilhamentos. Neste sentido e ao longo desta dissertação, busca-se compreender uma concepção de filosofia considerando o seu desvelamento enquanto prática de ensino, bem como procura-se apresentar as implicações que existem ao assumir a literatura engajada e a filosofia sartriana na sala de aula, a partir da discussão sobre as obras de ficção e não ficção do autor, assim como também se trata de expor as contribuições do método de Augusto Boal para a construção das aulas, considerando como a escolha do teatro, sendo o aporte metodológico para o desenvolvimento de estratégias didáticas, fulgura a intenção de ampliar o campo de linguagens para a comunicação e expressão do pensamento. Por isso, o projeto aqui realizado, desenha-se à luz da peça teatral Entre quatro paredes, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, em conjunto com o método Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, de modo a conjugar experiências estéticas e filosóficas, oportunizando, a partir deste processo, a elaboração de narrativas junto à construção de um material didático que busca forjar intersecções entre atitude filosófica, ensino de filosofia e experiências teatrais.

Presidente - Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3202301 - SAMON NOYAMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1947221 - MARILIA MELLO PISANI