PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de DEFESA: RAFAEL REBOUÇAS BRANDÃO

DISCENTE : RAFAEL REBOUÇAS BRANDÃO
DATA : 18/08/2020
LOCAL: por participação remota https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/silvio-5

O ENSINO DE FILOSOFIA DA PRÁXIS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE GRAMSCI

A pesquisa aborda o ensino de Filosofia partindo do senso comum em busca do bom senso, uma filosofia que parte do espontaneísmo, que é um senso comum acrítico; onde aparecem as opiniões sem uma elaboração crítica, sem reflexão e, que são recebidas automaticamente pelo indivíduo. São opiniões atropeladas pelos acontecimentos e pela ausência de um bloco unificador e organizado[SC1] . O espontaneísmo e o senso comum estão presentes de diversas maneiras em todas as classes sociais. O objetivo dessa pesquisa é o desenvolvimento da reflexão crítica a partir do senso comum dos alunos, permitir suas ideias, o ponto de vista do aluno, a sua fala, o que ele pensa, o que concorda etc., utilizando-se disto, para posteriormente, desenvolver através da filosofia, as críticas, as reflexões e intervenções, para que possibilitem ao estudante elaborar um senso crítico, um novo pensamento, de buscar constantemente uma atitude filosófica diante da sua realidade e, assim, aprimorar cada vez mais, uma postura consciente dos problemas que os cercam como sujeito social, portanto, transformando o senso comum recebido automaticamente, em busca do bom senso, um senso crítico e melhor elaborado. Para isso será analisado primeiramente o senso comum, partindo do pensamento espontâneo, como recurso nas aulas de Filosofia. A elaboração crítica e consciente é considerada um ponto importante dentro do processo de aprendizado filosófico. Para isso, se especificarão os elementos constituintes do senso comum, elementos de crenças e identificando a presença de modelos sociais conservadores, míticos, enrijecidos por concepções de mundo de uma elite dominante.  A fim de analisar como se dá essa dominação e a contribuição de uma atitude e leitura filosófica para a criação de um senso crítico e sistematizador, se faz importante o ensino de Filosofia nas escolas, principalmente na rede pública de ensino, onde ocorre um sucateamento no processo de desenvolvimento humano do aluno da periferia. No primeiro capítulo será abordada um breve relato da vida de Antonio Gramsci. No segundo capítulo, a questão do senso comum em Gramsci, um filosofar a partir do senso comum acrítico, desorganizado, com o objetivo de transformar esse senso comum em um bom senso, em opiniões críticas, reflexivas e organizadas, em vista de uma emancipação do aluno. No terceiro capítulo traremos a prática, com exemplos de aulas produzidas a partir do senso comum. A prática filosófica nas aulas será a partir de aulas em roda de conversa e de exposição dos pensamentos dos alunos sobre diversas questões. Estas consistem na ampla liberdade para os alunos falarem, escreverem, desenharem ou qualquer outra forma que venham a se manifestar, bem como da atenta participação do professor diante de todo o processo, discutindo, provocando, trazendo contextos sociais etc.

Presidente - Interno ao Programa - 2249486 - SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA APARECIDA JACOMINI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEX SANDRO CALHEIROS DE MOURA - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1941108 - MARINE DE SOUZA PEREIRA