PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO TURETTO RODRIGUES

DISCENTE : BRUNO TURETTO RODRIGUES
DATA : 14/07/2022
LOCAL: sala - 205 do Bloco Zeta no Campus de SÃO BERNARDO DO CAMPO da Universidade Federal do ABC

IMPACTO DO SUPER-CICLO DE COMMODITIES NO SETOR PETROQUÍMICO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE SOBRE A ÓTICA DE MINSKY

No período que antecedeu a crise econômica de 2008 ocorreu um salto significativo nos preços das commodities. No período de 2002 a 2008 o preço das commodities no geral cresceu mais de 300%, sendo o principal componente de crescimento as commodities energéticas (como petróleo e gás natural) que registraram mais de 500% de valorização antes da crise, dando início ao quarto super ciclo de commodities. Essa rápida alavancagem das matérias-primas, de acordo com a abordagem pós-keynesiana, está associada a ciclos de expansão econômica onde o descasamento entre a demanda por matéria-prima e sua oferta resultam numa expansão dos preços no curto prazo até que a capacidade de fornecimento possa atingir a demanda. Em complemento, uma leitura que ganhou destaque na última década tem sido a visão de Hyman Minsky acerca da instabilidade financeira onde, um período cíclico da economia estaria associado a crescente absorção de risco pelos agentes até o momento que ocorrer uma deflação de liquidez. Importante notar sob a ótica de Minsky é o efeito sistêmico atrelado a dinâmica financeira, ou seja, uma reversão de expectativas de um único setor pode espalhar crises econômicos por todo a economia, revelando o entrelaçamento do sistema financeiro e o avanço constante da financeirização. Assim, entender a relação entre a dinâmica de preços para as commodities energéticas, responsáveis pelas maiores flutuações de preço, e a dinâmica da cadeia de óleo e gás, principal responsável pelas flutuações destas commodities, faz-se necessário para entender o efeito cíclico que um dos setores mais integrados possui sob toda a economia.

Presidente - Interno ao Programa - 323.442.728-36 - GUILHERME RICCIOPPO MAGACHO - FGV
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1771615 - BRUNO DE PAULA ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAFAEL SAULO MARQUES RIBEIRO - UFMG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 293.139.628-10 - ANDRÉ RONCAGLIA DE CARVALHO - UNIFESP