PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de DEFESA: MARCUS VINICIUS BERGAMASCHI

DISCENTE : MARCUS VINICIUS BERGAMASCHI
DATA : 23/09/2021
LOCAL: sbc

PLURALISMO E PLURALIDADE NAS PESQUISAS SOBRE O FORMATO DAS FUNÇÕES DE DESCONTO INTERTEMPORAL

Este trabalho busca iluminar o debate sobre o formato de funções de desconto intertemporais na ótica do Pluralismo em Economia, um tipo de abordagem da Metodologia Econômica que estuda a interação entre áreas de pesquisa que originalmente compartilhavam pouco entre si. De maneira geral, esta abordagem busca sugerir que diferentes áreas de pesquisa econômica devem interagir de forma ativa entre si, indo além da tolerância entre a divergências de suas ideias. Para tal, este debate será descrito desde o processo de formação e desenvolvimento da Economia Comportamental, a qual surgiu como um campo interdisciplinar alternativo entre a Psicologia e a Ciência Econômica no século XX e que se apresenta inserida na visão econômica convencional no início do século XXI a medida em que adequou sua abordagem ao estilo da corrente principal da Economia. O campo de estudo sobre o formato de funções de desconto intemporal fez parte deste processo, pois o estudo sobre como indivíduos se comportam em situações de escolha envolvendo múltiplos períodos seria similar as investigações de anomalias, umas das principais ideias da Economia Comportamental. Além do mais, este debate também permitiu novas abordagens comportamentais a problemas teóricos e empíricos presentes em diversos campos de pesquisa econômica. São eles a Neuroeconomia, a Economia da Saúde, a Economia Ambiental, a Microeconomia do Desenvolvimento, o Desenvolvimento Macroeconômico e as Finanças. Diante disso, será que o campo de estudos sobre o formato de funções de desconto intertemporal poderia ser considerado um exemplo de aplicação do Pluralismo em Economia? Esta hipótese será investigada por meio de uma reunião de métodos de investigação desta abordagem da Metodologia Econômica. Os resultados redigidos indicam que, para enxergar perspectiva pluralista neste debate, seria adequado centrar a análise metodológica na parte desta polêmica referente a qual a taxa que os indivíduos utilizam para descontar a passagem do tempo mediante seus níveis de paciência. Este ponto seria elo entre as questões debatidas entre a Economia Comportamental e a visão econômica convencional, o qual, por sua vez, poderia contribuído para que outras áreas de pesquisa pudessem participar desta polêmica.

Presidente - Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1675686 - FABIO HENRIQUE BITTES TERRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTA MURAMATSU - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187282 - MANUEL RAMON SOUZA LUZ