PPGECO PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/eco

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO GABRIEL NASCIMENTO DE ALMEIDA

DISCENTE : JOÃO GABRIEL NASCIMENTO DE ALMEIDA
DATA : 01/10/2021
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Condições para uma revolução pós-Keynesiana: Uma análise institucionalista sobre macroeconomia e desenvolvimento econômico

O cenário da crise da COVID-19 virou o mundo de cabeça para baixo. É comum que em uma crise os governos rasguem os manuais de macroeconomia antes que os economistas tenham tempo de protestar. A necessidade de garantir a subsistência e garantir a produção de equipamentos médicos e insumos levou inúmeros governos a estatizar os fluxos de renda e assumir a reconversão industrial (CADENA; FERRARI-HAINES, 2020; UNCTAD, 2020). Dado a amplitude da queda da atividade econômica e a completa incerteza sobre o futuro, os governos estão sendo convidados a anunciar política fiscal e planejamento produtivo para ancorar as expectativas dos agentes financeiros e empresários sobre o futuro. As políticas econômicas da escola pós-Keynesiana ganharam forte impulso, inclusive com o ímpeto reformista da escola cartalista da economia com o debate da teoria monetária moderna, a Modern Monetary Theory (MMT) (RESENDE, 2020; WRAY, 2003). Ou seja, uma vez que a realidade se impôs, talvez estejamos na véspera de uma “revolução pósKeynesiana”.

Presidente - Interno ao Programa - 2187282 - MANUEL RAMON SOUZA LUZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SIMONE SILVA DE DEOS - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1147580 - DANILO FREITAS RAMALHO DA SILVA