PROFMAT MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 4996-0067-/0067 http://propg.ufabc.edu.br/ppgprofmat

Banca de DEFESA: ANDERSON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : ANDERSON PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/05/2022
LOCAL: por participação remota

A Fórmula do Cadarço

Iniciamos este trabalho com um capítulo que aborda a relação entre o cálculo de determinantes e as fórmulas utilizadas para a obtenção dos valores das áreas de polígonos e volumes de paralelepípedos e suas respectivas justificativas.
Esses conceitos são necessários para o desenvolvimento do tema principal que é a Fórmula do Cadarço, apresentada no primeiro capítulo, juntamente com sua demonstração.
A seguir, apresentamos uma atividade de sala de aula, que serve de exemplo e uma motivação para a utilização da fórmula do cadarço de uma forma prática e não apenas como mais um dispositivo prático a ser memorizado pelos estudantes. Dentro deste mesmo capítulo apresentamos um plano de aula para a aplicação desta atividade.
Na segunda parte desta dissertação, o foco recai sobre as origens, as propriedades, a existência e a unicidade dos determinantes. São resultados de extrema importância e trazem a beleza do rigor matemático para este objeto de conhecimento, com o propósito de repertoriar os docentes e os leitores mais curiosos.
Por fim, concluímos que a utilização deste dispositivo prático Fórmula do Cadarço, além de facilitar a compreensão do estudante dos conceitos sobre determinantes, geometria e geometria analítica, permite que os discentes compreendam as diversas formas de utilização da Matemática na vida cotidiana.

Presidente - Interno ao Programa - 1762345 - VINICIUS CIFU LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 054.604.516-20 - MARCUS ANTONIO MENDONCA MARROCOS - UFAM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAOLA ANDREA GAVIRIA KASSAMA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2604830 - MARCIO FABIANO DA SILVA