PPGMAT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmat

Banca de QUALIFICAÇÃO: AQUERMAN YANES MARTINHO

DISCENTE : AQUERMAN YANES MARTINHO
DATA : 12/03/2020
LOCAL: sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Álgebras de Clifford, Laços de Moufang, Estruturas G2 e Deformações

Investigaremos deformações do produto octoniônico advindas da torção paralelizável sobre a 7-esfera S7, estendendo a identidade de Moufang para esses produtos e obtendo uma família de geometrias sobre S7 que surge como novas soluções de equações de movimento no formalismo Lagrangiano. Isso é feito ao se considerar a compactificação espontânea AdS4xS7, onde denota-se por AdS4 o espaço de anti-de Sitter em quatro dimensões, e suas generalizações. Além da geometria Riemanniana convencional e das duas geometrias propostas por Cartan e Schouten, obteremos soluções em geometrias com torção e em espaços de sete dimensões mais gerais. Tal formalismo será ulteriormente também derivado na 7-esfera S7 com torção paralelizável, dada localmente pelas constantes de estrutura de um laço geodésico não-associativo no espaço afim conexo, posteriormente também deformada a partir da generalização dos chamados produtos-X. Estruturas G2 em 7-variedades serão ainda estudadas, com a introdução de octônions complexos e as estruturas G2 correspondentes.

Presidente - Interno ao Programa - 1574260 - ROLDAO DA ROCHA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1724820 - DMITRY VASILEVICH
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3078372 - ICARO GONCALVES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2604830 - MARCIO FABIANO DA SILVA