PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: ENESSON DOS SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ENESSON DOS SANTOS DE OLIVEIRA
DATA : 15/06/2020
LOCAL: Remoto

Aspectos clássicos e quânticos das perturbações de buracos negros

A presente tese tem por finalidade investigar alguns aspectos clássicos e quânticos das perturbações gravitacionais de buracos negros. Os objetivos principais dessa investigação são extrair o significado físico as perturbações e verificar como tais flutuações gravitacionais modificam a entropia de emaranhamento no contexto da correspondência AdS/CFT. Para essas tarefas, são utilizadas técnicas consagradas de interpretação e visualização da curvatura do espaço-tempo, bem como técnicas de obtenção da entropia de emaranhamento a partir de modelos holográficos aplicadas às perturbações de buracos negros. Entre os principais resultados obtidos, mostrou-se que as perturbações de branas negras (buracos negros plano-simétricos assintoticamente anti-de Sitter) com um vetor de onda zero ao longo das direções paralelas ao horizonte de eventos produzem ondas gravitacionais que se propagam na direção perpendicular à superfície da brana negra. Também foi realizado um estudo sobre a interpretação física das perturbações gravitacionais de buracos negros maximamente simétricos em d dimensões, onde se mostrou que, além de gerar ondas gravitacionais, estas perturbações são capazes de gerar oscilações mensuráveis na parte newtoniana do campo gravitacional. Outro resultado relevante proveniente dessa análise é o estabelecimento de relações entre os potenciais efetivos dos três setores de perturbação, o que pode indicar a existência de alguma simetria `escondida' envolvendo estas perturbações d-dimensionais. Por fim, foi utilizada a fórmula proposta por Ryu e Takayanagi para calcular as correções de primeira ordem na entropia de emaranhamento de um sistema quântico à temperatura finita, a partir das perturbações gravitacionais de branas negras. Com isso, mostrou-se que somente o setor polar das perturbações contribui para as flutuações na entropia de emaranhamento.

Presidente - Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545398 - MAXIMILIANO UJEVIC TONINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS MOLINA MENDES - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALBERTO VAZQUEZ SAA - UNICAMP