PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE GARCIA KEN KAMIYA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE GARCIA KEN KAMIYA
DATA : 30/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Física Além do Modelo Padrão no DUNE

Esta monografia apresenta um estudo sobre a física além do modelo padrão no Deep Underground Neutrino Experiment - DUNE, em especial, as interações não-padrão (NSI) de neutrinos. Para tanto, apresenta-se primeiramente as bases estruturais deste trabalho: i) as oscilações de neutrinos; ii) as interações destas partículas segundo o modelo padrão e iii) as interações não-padrão. Concomitantemente, discute-se as principais características do DUNE. A partir destas bases, realizou-se um estudo sobre a influência do perfil de densidade de matéria na determinação dos parâmetros de oscilação. Este estudo mostra que a variação de densidade de matéria não promove mudanças significativas na sensitividade do DUNE. Assim, a análise mostra que não há diferenças significativas no potencial do DUNE em restringir os parâmetros de oscilação padrão ao considerar perfis de densidade de matéria distintos. Determinou-se também a sensitividade do experimento para os parâmetros de NSI na propagação do feixe de neutrinos. Nesta análise identificou-se que a presença de NSI implica a degenerescência de certos parâmetros, mesmo que NSI sejam mais restringidas quando comparadas com resultados atuais. Desenvolveu-se simulações considerando NSI também na criação e detecção. Neste caso, os resultados indicam que o DUNE poderá restringir todos os parâmetros com exceção das fases de violação CP devido a NSI. Conclui-se o trabalho apresentando a possibilidade de identificação da presença de violação de invariância de Lorentz assim como a presença de uma nova partícula no detector distante.

Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3057567 - CHEE SHENG FONG
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE