PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO DE OLIVEIRA PEREIRA

DISCENTE : BRUNO DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA : 23/03/2020
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Chuveiros atmosféricos extensos e métodos de reconstrução de seus parâmetros fundamentais

Tanques Cherenkov são largamente utilizados como as unidades básicas de detecção ao nível do solo em importantes experimentos de raios cósmicos, como o Observatório Pierre Auger. Amostragens da densidade e o tempo de disparo são obtidos a partir da luz Cherenkov gerada na água pelas partículas ultrarrelativísiticas carregadas das cascatas. É possível, então, inferir a energia e a direção de chegada do raio cósmico primário que iniciou o chuveiro atmosférico extenso. Além disso, usando análises sofisticadas que exploram a resposta de diferentes componentes do chuveiro, também é possível avaliar seu conteúdo muônico.
Neste trabalho, serão estudadas as técnicas de reconstrução de sinais de detectores Cherenkov, tanto para o Observatório Pierre Auger quanto do arranjo LAGO, em operação na UFABC, com o intuito de obter a energia e a direção de chegada dos primários de raios cósmicos.

Presidente - Interno ao Programa - 1544422 - EDUARDO DE MORAES GREGORES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE