PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS OLIVEIRA QUINTINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS OLIVEIRA QUINTINO
DATA : 11/03/2020
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Neutrinos de Supernova no experimento DUNE. Uma medida de massa efetiva.

Uma das potencialidades do Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) é a detecção de neutrinos de supernova (SN). A maioria desses neutrinos nasce de regiões mais internas da SN, atravessando um ambiente turbulento e catastrófico de maneira praticamente incólume, carregando, assim, consigo informações puras e valiosas tanto para o estudo da SN quanto para a física de neutrinos. O neutrino é uma partícula provida de massa e esta é responsável por um atraso, se em comparação com fótons, no tempo de chegada na Terra.  Esse atraso e os processos de transição que ocorrem nas camadas ressonantes da estrela são de suma importância para a obtenção de um limite para a massa efetiva dos neutrinos eletrônicos de SN. Os mecanismos físicos que levam ao colapso de núcleo e, consequentemente, à explosão da SN ainda não são totalmente compreendidos, fazendo com que os resultados obtidos de simulações estejam fortemente vinculados ao modelo utilizado. Neste trabalho, fazemos uma análise para o DUNE de como o modelo de Garching para Supernovas de colapso de núcleo nos auxilia na obtenção de um limite superior para a massa efetiva do neutrino eletrônico. Para isso, utilizamos um modelo específico de 13,8 massas solares para a estrela progenitora da SN à distância de 10 kpc. O mesmo método poderá ser aplicado com outros modelos. Para calcular o número de eventos no detetor, consideramos uma massa de 40 kton de argônio líquido, similar à do detetor distante no DUNE.

Presidente - Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676798 - CELSO CHIKAHIRO NISHI