PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: GIOVANE DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANE DE SOUZA SILVA
DATA : 10/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala 404, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP
TÍTULO:

Cenários altamente preditivos para a simetria de reflexão mi-tau para neutrinos


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Vários experimentos nas últimas décadas forneceram a medição de todos os ângulos de mistura e das diferenças de massas ao quadrado dos neutrinos. Mas ainda não sabemos a escala absoluta de massa, o valor da fase de violação de CP de Dirac $\delta$, o octante do ângulo de mistura atmosférico $\theta_{23}$, o ordenamento de massa dos neutrinos e, caso de os neutrinos sejam de Majorana, as duas fases de Majorana.
Simetrias de sabor podem nos ajudar a entender a estrutura da mistura dos neutrinos e possivelmente fazer previsões sobre os parâmetros desconhecidos.
Estudamos o uso da simetria de reflexão $\mu-\tau$ que leva a valores máximos para a fase de violação de CP de Dirac e o ângulo de mistura atmosférico, valores estes que são indicados pelos experimentos atuais.
Contudo, apenas com esta simetria, não é possível fazer mais previsões para, por exemplo, estabelecer o valor da escala absoluta dos neutrinos.
Sendo assim, o objetivo desta tese é procurar maneiras de aumentar o poder preditivo de modelos com a simetria de reflexão $\mu-\tau$.
Construímos um modelo altamente preditivo no setor dos neutrinos adicionando  uma simetria abeliana de maneira a gerar um zero de textura em adição à estrutura da simetria de reflexão $\mu-\tau$.
Com esta redução de parâmetros, é possível prever a escala absoluta de massa. No setor de neutrinos pesados, há apenas dois parâmetros livres que são adicionalmente restringidos para que haja a geração correta da assimetria bariônica primordial.
Esta assimetria é calculada usando-se equações de Boltzmann, que são estudadas nesta tese, incluindo efeitos de sabor que são importantes na presença da simetria de reflexão $\mu-\tau$.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1676798 - CELSO CHIKAHIRO NISHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544374 - ALEX GOMES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3057567 - CHEE SHENG FONG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FARINALDO S. QUEIROZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO CUNHA DE HOLANDA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2211564 - ANDRE PANIAGO LESSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ORLANDO LUÍS GOULART PERES - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - BRUCE LEHMANN SANCHEZ VEGA - UFMG
Notícia cadastrada em: 21/11/2019 01:44
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod