PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: RAFAELA WIKLICH SOBRINHO

DISCENTE : RAFAELA WIKLICH SOBRINHO
DATA : 11/11/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Estudo da fenomenologia das interações hadrônicas na reconstrução de chuveiros atmosféricos extensos

O estudo de raios cósmicos de ultra-alta energia é baseado em medições indiretas, detectando os chuveiros atmosféricos extensos. A partir da observação experimental dos chuveiros atmosféricos e utilizando as previsões dos modelos de interação hadrônica, é possível inferir propriedades de primários cósmicos em energias superiores às do que qualquer acelerador de partículas terrestre é capaz de alcançar. Para explorar as propriedades dos chuveiros é preciso comparar as observações experimentais com as simulações computacionais de raios cósmicos. Neste sentido, utilizaremos os modelos EPOS(LHC), QGSJETII-04 e Sibyll2.3c com código CONEX-2r6.40, que é capaz de realizar diferentes extrapolações nos parâmetros físicos, como a elasticidade, multiplicidade, seção de choque próton-ar e razão de píons carregados. Nesta dissertação, iremos analisar o impacto dessas extrapolações nos observáveis X_max e X_max^mu e demonstraremos que algumas alterações têm impacto significativo nos observáveis, como o caso do número médio de múons, que é pouco sensível à alterações na seção de choque inelástica, mas sensível à escolha do primário cósmico. Outra medida significativa neste trabalho é a determinação da seção de choque próton-ar, na qual foram utilizados dados híbridos e Golden do Observatório Pierre Auger. O método k-factor foi utilizado, consistindo no estudo da distribuição da profundidade média do máximo <X_max> e determinando a seção de choque através de uma conversão do comprimento de atenuação. A título de informação, considerando o modelo QGSJETII-02 para os dados híbridos, obtivemos sigma_p-ar = 555,46 +- 11,03 mb à uma energia média de 10^17,9 eV e sigma_p-ar = 597,36 +- 10,50 mb à uma energia média de 10^18,25 eV.

Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARLOS JOSÉ TODERO PEIXOTO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAROLA DOBRIGKEIT CHINELLATO - UNICAMP