PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: RAFAEL ANTONIO BONILLA SUAREZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL ANTONIO BONILLA SUAREZ
DATA : 07/11/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Técnicas de geração holográfica de feixes não difrativos e suas aplicações em sistemas de manipulação óptica.

As técnicas holográficas são técnicas interferométrico-difrativas que permitem o registro e a reconstrução de frentes de onda de objetos e feixes ópticos. Nas últimas décadas, o aumento da capacidade de processamento e armazenagem dos microcomputadores, o desenvolvimento de novos dispositivos optoeletrônicos e o surgimento de novos materiais fotossensíveis vem possibilitando a viabilidade dos hologramas gerados por computador e a implementação experimental de sistemas holográficos de registro e reconstrução numéricas e ópticas de geração de ondas e feixes ópticos especiais. Particularmente, a geração experimental de feixes ópticos não-difrativos via técnicas holográficas (por exemplo, feixes de Bessel, feixes de Mathieu, feixes Parabólicos, feixes de Airy e a superposição destes feixes) têm despertado grandes perspectivas de utilização em sistemas de manipulação óptica, particularmente, pinças ópticas e sistemas de ’raios trator’ nas áreas biológicas e nanotecnologia. Neste trabalho estudamos teórica e experimentalmente as técnicas de geração de hologramas computacionais de amplitude e fase implementadas em sistemas de modulação para geração destes feixes de forma cada vez mais optimizada gerando feixes de alta qualidade óptica. E assim, desenvolvemos um sistema de manipulação e captura óptica holográfica, pinça óptica holográfica (holographic optical tweezer), que utiliza feixes não-difrativos (e/ou matriz de feixes de não-difrativos). Os resultados obtidos estão de acordo com as previsões teóricas e abrem novas possibilidades para aplicações de força controlada em manipulação óptica de micro e nano-partículas.

Presidente - Interno ao Programa - 1545447 - MARCOS ROBERTO DA ROCHA GESUALDI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762413 - LUCIANO SOARES DA CRUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ERASMO RECAMI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIKIYA MURAMATSU - USP