PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGEL DAVID MASA DOMINGUEZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGEL DAVID MASA DOMINGUEZ
DATA : 30/10/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Campus Santo André - Bloco B
TÍTULO:
EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE DE OBJETOS ULTRA-COMPACTOS EM RELATIVIDADE GERAL

PÁGINAS: 60
RESUMO:

No presente trabalho construímos e estudamos detalhadamente soluções exatas representando objetos ultra-compactos no contexto da teoria de Einstein-Maxwell. Dentre tais objetos citamos buracos negros regulares e quase-buracos negros. Os objetivos principais são a construção de soluções exatas para objetos compactos estáticos, estudo da estabilidade dos mesmos frente as perturbações radiais, e a construção de soluções de buracos negros regulares e de quase-buracos negros com rotação. Com tal propósito, primeiro revisamos alguns conceitos fundamentais da Relatividade Geral e apresentamos as equações principais a serem usadas. Em particular, escrevemos explicitamente as equações de campo de Einstein para o caso de um fluido isotrópico eletricamente carregado, cuja distribuição de matéria-energia tem simetria esférica. Em seguida, apresentamos algumas soluções que representam buracos negros regulares, quase-buracos negros e outros objetos compactos eletricamente carregados. Estudamos a estabilidade desses objetos em grande nível de detalhes, determinando as regiões de estabilidade e de instabilidade em função dos parâmetros de cada modelo.
Mostramos que existem vastas regiões do espaço de parâmeros contendo estrelas compactas, assim como buracos negros regulares estáveis.
Mostramos também que os quase-buracos negros estudados são marginalmente estáveis. Em seguida, exploramos o algoritmo de Newman-Janis para obtenção de soluções exatas para objetos ultra-compactos com rotação. Analisamos as condições de junção que são usadas para colar este tipo de solução a métricas do tipo Kerr e Kerr-Newmann, possibilitando a construção de modelos de objetos ultra-compactos que podem representar objetos astrofísicos específicos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1545398 - MAXIMILIANO UJEVIC TONINO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939597 - ANDRE GUSTAVO SCAGLIUSI LANDULFO
Notícia cadastrada em: 23/09/2019 22:16
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod