PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO DOMINGUES LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO DOMINGUES LOPES
DATA : 16/08/2019
LOCAL: na sala 303, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

TEORIA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS TIPO ÁXION

Nesse trabalho vamos apresentar os resultados obtidos até agora no doutorado. Primeiramente apresentaremos uma discussão geral sobre a teoria de áxions e partículas tipo áxion (ALPs). Em seguida discutimos o estudo de uma extensão do Modelo Padrão baseada na simetria de gauge $SU(3)_C\otimes SU(3)_L\otimes U(1)_X$ que relaciona a massa dos férmions com a solução do problema de violação $CP$ forte por meio da simetria de Peccei-Quinn $U(1)_{PQ}$. Essa simetria surge acidentalmente com a imposição de uma simetria discreta $\ZZ_9$ que também separa as diferentes escalas no mecanismo {\it seesaw} duplo que acontece no setor dos neutrinos. A quebra de simetria é feita por três tripletos escalares e um singleto escalar que contém o campo do áxion que pode também ter o papel de uma componente de Matéria Escura. Nós também mostramos um mecanismo que gera uma hierarquia natural para as massas dos férmions.

Em seguida discutimos um trabalho fenomenológico em que apresentamos a possibilidade de se explorar, no LHC, o acoplamento de ALPs com neutrinos estéreis. Para isso, consideramos buscas no canal monofóton para vincular esses acoplamentos, quando a ALP é gerada, com altíssima energia, por meio do decaimento de um novo escalar pesado. Usando uma Lagrangeana Efetiva, nós escaneamos o espaço de parâmetros para estabelecer o alcance em que o LHC, a 13 TeV, pode testar esses acoplamentos. Nós encontramos algumas regiões no espaço de parâmetros, evitando vários vínculos experimentais e teóricos, em que os parâmetros podem ser testados com uma luminosidade de 300 fb$^{-1}$. Nós também apresentamos um modelo completo no Ultra-Violeta para partículas do tipo áxion e neutrinos estéreis cujos parâmetros são abrangidos pela Lagrangeana Efetiva.

Por fim apresentamos como perspectiva um novo projeto a ser estudado na sequencia, em que pretendemos analisar acoplamentos do tipo $S^2a^2$ entre um escalar pesado e uma partícula do tipo áxion olhando para alguns estados finais exóticos que podem surgir dessa interação.

Presidente - Interno ao Programa - 1544422 - EDUARDO DE MORAES GREGORES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1260948 - MARCOS DONIZETI RODRIGUES SAMPAIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3057567 - CHEE SHENG FONG