PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVAN MEDINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVAN MEDINA
DATA : 22/08/2019
LOCAL: na sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Energia em sistemas quânticos: controle e aplicações em novas tecnologias

Nesta monografia, apresentamos dois trabalhos que foram realizados durante este doutorado até o momento. Tais trabalhos se enquadram no tema geral relacionado ao controle de energia em sistemas quânticos e suas possíveis aplicações em novas tecnologias. No primeiro trabalho, tratamos do controle de populações via um pulso eletromagnético em um sistema de dois níveis na presença de um ambiente. Para a obtenção do pulso, usamos uma abordagem específica, chamada de engenharia-reversa, que é caracterizada pela imposição de vínculos na dinâmica do sistema. Mostramos então como o ambiente afeta o controle do sistema e quais os limites para tal controle em função dos parâmetros que caracterizam o ambiente. Os resultados referentes a este trabalho foram publicados recentemente em Phys. Rev. A 100, 012103 (2019). No segundo trabalho, discutimos as propriedades de transporte de energia em uma cadeia interferométrica de qubits. Começamos analisando como as propriedades de simetria da cadeia levam a múltiplos estados estacionários com propriedades de transporte distintas. Em seguida, mostramos que, com a inclusão de um mecanismo chamado Dissipador de Bell, podemos quebrar de maneira "inteligente" essa simetria, permitindo-nos um controle robusto do transporte de energia na cadeia. Por fim, terminamos esta monografia apresentando algumas conclusões gerais e comentando sobre trabalhos futuros, incluindo um doutorado sanduíche.

Presidente - Interno ao Programa - 3065649 - BRENO MARQUES GONCALVES TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544408 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SAULO VICENTE MOREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544235 - ROBERTO MENEZES SERRA