PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE PONTES BUZELLI

DISCENTE : THIAGO DE PONTES BUZELLI
DATA : 06/05/2022
LOCAL: Remota

Implementação experimental dos operadores de Kraus para simular comunicação quântica relativística

A comunicação quântica é o segmento da mecânica quântica que estuda a transferência de informação entre pares utilizando propriedades quânticas. Suas aplicações são inúmeras, desde a exploração das questões mais fundamentais que a envolvem quanto o desenvolvimento de computadores quânticos e a criptografia. Apesar de hoje em dia existir uma ampla variedade de bibliografia acerca do tema, pouco se pavimentou deste num contexto relativístico. Com isso em mente, este trabalho tem o objetivo de propor uma simulação utilizando sistemas quânticos em um setup experimental em óptica para o estudo da comunicação quântica relativística. O trabalho "Relativistic Quantum Communication: Energy cost and channel capacities" de Ian Barcellos e Professor André Landulfo, descreve  dois observadores que se comunicam através de um campo quântico. Utilizando os operadores de Kraus, é possível calcular o mapa do canal de comunicação para dois casos: dois observadores inerciais e um observador acelerado mais um observador inercial . Escolhendo os parâmetros e condições corretas para o sistema, podemos implementar uma simulação óptica da comunicação realizada.

Presidente - Interno ao Programa - 1676798 - CELSO CHIKAHIRO NISHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762413 - LUCIANO SOARES DA CRUZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1143302 - FAGNER MURUCI DE PAULA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838185 - FERNANDO LUIS DA SILVA SEMIAO