PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE IGNACIO PORTALES OLIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE IGNACIO PORTALES OLIVA
DATA : 06/05/2022
LOCAL: Universidade Federal do ABC

Aceleração e Radiação: Aspectos Clássicos e Quânticos

Desde os trabalhos de Rohrlich e Boulware, percebeu-se que o conceito de radiação não é covariante. Eles descobriram que cargas elétricas uniformemente aceleradas não emitem radiação com relação a observadores co-acelerados. Desde então, a conexão entre aceleração e radiação e sua relação com o princípio da equivalência continua intrigando a comunidade. Mais recentemente, esta questão foi investigada da perspectiva da mecânica quântica no âmbito da teoria quântica de campos em espaços- tempos curvos e foi encontrado o que parece ser uma conexão impressionante entre o bremsstrahlung e o efeito Unruh. Nesse contexto, os fótons de Rindler de energia nula desempenham um papel crucial, o que manteve alguns físicos inquietos e hesitantes em aceitar tal conexão. Neste projeto de doutorado, pretendemos estudar os aspectos clássicos e quânticos da radiação emitida por uma carga acelerada e o papel exato desempenhado pelos fótons de Rindler de energia nula já no contexto clássico. Com base nisso, daremos um passo adiante e analisaremos o problema análogo da radiação gravitacional emitida por uma massa uniformemente acelerada e sua relação com as partículas (de Rindler) de energia nula e o efeito Unruh. Terminamos o projeto estudando a possibilidade de uma definição mais geral de radiação (e sob quais condições tal conceito é válido).

Presidente - Interno ao Programa - 2616823 - ALYSSON FABIO FERRARI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065679 - BRENO MARQUES GONCALVES TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 05/04/2022 10:16