PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO ALMEIDA ALVES DE SOUZA

DISCENTE : CAIO ALMEIDA ALVES DE SOUZA
DATA : 23/04/2021
LOCAL: Por participação remota

Fracionalização de Número Fermiônico em Materiais de Dirac

Nesta apresentação, discutiremos os principais desenvolvimentos e o estágio atual do projeto de pesquisa. Em linhas gerais, propomos investigar uma função espectral (assimetria, em particular) para diversos modelos com fundos topológicos, principalmente no contexto que compreende os chamados materiais de Dirac. Iniciaremos com uma discussão acerca da quantidade denominada ‘número fermiônico’ e quais são os valores exibidos por tal grandeza em certas teorias de campo. A seguir, inserimos noções acerca da geometria espectral de operadores do tipo Laplace, correlacionado-os também com os operadores do tipo Dirac, que são fundamentais para entender o formalismo a ser derivado e adotado ao cálculo do número fermiônico; a ideia central do estudo consiste na aplicação das técnicas provenientes do traço do kernel de calor. Feito isso, descrevemos os consequentes resultados advindos da aplicação de tal método sobre alguns modelos teóricos importantes contendo férmions de Dirac. Para finalizar, brevemente são apresentados alguns resultados parciais ainda em avaliação, estabelecendo os prospectos do trabalho, e também uma pequena alegação sobre a relevância experimental.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1574260 - ROLDAO DA ROCHA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671599 - MARCOS DE ABREU AVILA
Presidente - Externo ao Programa - 1837715 - RODRIGO FRESNEDA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES