PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: LUCIMÁRIO CUSTÓDIO DE SOUSA

DISCENTE : LUCIMÁRIO CUSTÓDIO DE SOUSA
DATA : 14/09/2020
LOCAL: por participação remota

Buracos Negros: teoria de perturbação e modos quasinormais em sistemas binários

Buracos negros são os objetos astrofísicos mais exóticos e fascinantes da natureza. Recentes avanços experimentais tornaram inquestionável a existência de tais objetos no nosso universo. Embora, do ponto de vista teórico, sejam caracterizados por apenas três parâmetros, massa, carga e momento angular, o que levou Subrahmanyan Chandrasekhar a caracterizá-los como "a mais simples e bela consequência da teoria da relatividade de Einstein", os processos físicos que acontecem em torno de tais objetos apresentam um elevado grau de complexidade. Em particular, o estudo do espalhamento de campos em torno de buracos negros constitui um importante problema em estudo atualmente. A geometria curva do espaço-tempo nas proximidades dos buracos negros tornam as equações de evolução dos campos difíceis de serem resolvidas. Em algumas situações idealizadas, no entanto, é possível obter resultados analíticos, cuja validade pode ser testada comparando-se com soluções numéricas. Neste trabalho discutimos o processo de espalhamento de campos escalares em torno de um binário de dois buracos negros, em uma situação idealizada onde é possível separar a equação de onda. O método utilizado para resolver as equações é análogo ao que já foi feito no caso do espalhamento em torno de um buraco negro com rotação, descrito pela métrica de Kerr. De posse dos resultados analíticos, podemos determinar os modos quasinormais, ou seja os modos de relaxamento de um buraco negro após ser perturbado por um campo externo.

Presidente - Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768463 - OLEXANDR ZHYDENKO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BETTI HARTMANN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN