PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: VANESSA FUENTES SUGUIYAMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA FUENTES SUGUIYAMA
DATA : 13/12/2019
LOCAL: sala S17, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

Entendendo as respostas plásticas ao estresse hídrico em Setaria italica e a influência dos elementos de transposição

O desenvolvimento de espécies vegetais em condições de limitação de recursos, tal como o estresse hídrico, é possível por meio de mecanismos que conferem plasticidade fenotípica. Assim, sob condições adversas, em maior ou menor grau, todas as plantas respondem alterando o metabolismo, o que leva a mudanças no nos caracteres vegetativos e reprodutivos. As estratégias que as plantas dispõem para tolerar o estresse hídrico estão frequentemente associadas a modificações nos padrões de expressão gênica, que podem ser dadas tanto por alterações genéticas, quanto epigenéticas. Os elementos de transposição (TEs) são sequências repetitivas de DNA, capazes de se mobilizar no genoma gerando mutações e alterando os padrões epigenéticos, possuindo assim um papel importante na evolução das espécies. No entanto, não está completamente elucidada a relação entre o impacto da mobilização dos TEs no genoma e sua contribuição para a plasticidade fenotípica, seja ela de origem genética ou epigenética. Neste contexto, o presente trabalho propôs determinar os mecanismos relacionados à plasticidade fenotípica na espécie modelo Setaria italica (Poaceae) em resposta ao estresse hídrico. Para tanto, buscamos avaliar as respostas plásticas em diferentes níveis de estresse por meio de análises fenotípicas, fisiológicas e de análise da expressão gênica (transcriptomas de mRNAs e sRNAs), e ainda associar a expressão diferencial com alterações epigenéticas promovidas pela mobilização de TEs. Para atender tais demandas, no primeiro capítulo foram avaliadas a diversidade e evolução de TEs do tipo retrotransposon com LTR, por meio da análise dos elementos do genoma de S. italica sequenciado. Adicionalmente, buscando um melhor entendimento da história evolutiva nas diferentes linhagens de LTR-RT, propomos uma nova abordagem para o estudo dos elementos individualmente. Para avaliar a plasticidade fenotípica em diferentes intensidades de estresse, no segundo capítulo, plantas foram cultivadas em diferentes regimes hídricos, nos quais foram avaliados caracteres de vegetativos e reprodutivos e perfil de expressão gênica de mRNAs e sRNAs. Finalmente, para validar a hipótese da influência dos mecanismos epigenéticos modulados pela presença dos TEs em resposta ao estresse hídrico, realizamos a correlação entre a presença dos TEs com as diferenças nos padrões de expressão gênica por meio da comparação dos perfis de sRNAs em genes e suas sequências regulatória. Estes resultados permitirão ampliar o conhecimento sobre evolução da adaptação ao estresse ambiental e o impacto dos TEs nesse processo.

Presidente - Interno ao Programa - 1912347 - NATHALIA DE SETTA COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1948411 - LUIZ ROBERTO NUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIE-ANNE VAN SLUYS - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANO FRESCHI - USP