PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA SCHMAEDECKE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA SCHMAEDECKE
DATA : 25/11/2019
LOCAL: sala S101, 1º andar, Bloco Alpha 1, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP.

Diversidade genética de queixadas (Tayassu pecari) em diferentes paisagens e a contribuição das Unidades de Conservação

A fragmentação e a perda de habitats são as maiores ameaças para populações de mamíferos, principalmente de médio e grande porte. Essas ameaças contribuem para a ocorrência de gargalos populacionais, perda ou fixação de alelos via deriva genética e cruzamentos endogâmicos que culminam com a diminuição da variabilidade genética da população e de sua capacidade adaptativa. A principal estratégia de conservação da biodiversidade no mundo tem sido a criação de áreas naturais protegidas, mas pouco se sabe sobre a efetividade dessas unidades de conservação para a manutenção da diversidade genética. Assim, avaliações genéticas, juntamente com o estudo da paisagem, se tornam importantes meios de se inferir estratégias mais adequadas de gestão da conservação. Com esse projeto, pretende-se descrever o status populacional genético de queixadas (Tayassu pecari) em três unidades de conservação (UCs) distintas de Mata Atlântica, e avaliar a influência das características da paisagem no tamanho populacional efetivo, na diversidade genética e na endogamia de populações de queixadas da Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Esperamos encontrar maior tamanho populacional e variabilidade genética de queixadas em áreas com maior porcentagem de cobertura florestal e densidade hidrográfica, e menor densidade populacional humana e de estradas pavimentadas.

Presidente - Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1247586 - ANGELA TERUMI FUSHITA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FLAVIA TORRES PRESTI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS