PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHAELLA PEREIRA ANDRADE

DISCENTE : MICHAELLA PEREIRA ANDRADE
DATA : 04/12/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Sobre a evolução da senciência em Metazoa: uma análise à luz da sistemática filogenética

Senciência refere-se a capacidade dos organismos de experimentarem sensações subjetivas. Evidências apontam que os mecanismos de respostas a estímulos nocivos foram conservados durante a evolução dos animais. No entanto, estudos na área têm focado especialmente em grupos de vertebrados, desconsiderando grande parte dos demais grupos de Metazoa. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar comparativamente, a partir de uma perspectiva filogenética, características relacionadas aos sistemas nervosos e sensoriais, para fornecer elementos capazes de testar a hipótese de ancestralidade comum da senciência, mecanismos de dor e nocicepção. Realizamos uma análise de máxima parcimônia a partir do levantamento de 129 caracteres morfológicos para 26 táxons terminais de Metazoa, além de cinco atributos comportamentais (condicionamento clássico, operante e respostas comportamentais à estímulos nocivos mecânicos, químicos e térmicos), que foram plotados a posteriori sobre a topologia final. Obtivemos apenas uma árvore mais parcimoniosa, com 159 passos e índices de consistência e retenção de 0,89 e 0,96, respectivamente. Os principais agrupamentos de Metazoa - Eumetazoa, Bilateria, Protostomia, Deuterostomia, Ecdysozoa, Lophotrochozoa, Chordata e Vertebrata - foram recuperados como monofiléticos. Considerado o conjunto de atributos relativos ao sistema nervoso e mecanismos sensoriais, nossos resultados parciais apontam para a distribuição da senciência em graus diferenciados em Metazoa, com o surgimento de diversas características já no ancestral comum de Eumetazoa, há no mínimo 850 milhões de anos, e se modificando especialmente a partir do aparecimento do Urbilateria, há no mínimo 635 milhões de anos. A partir dessa análise, os cinco tipos de comportamentos aparecem como amplamente distribuídos entre os animais. As próximas etapas do estudo incluirão o conjunto de dados moleculares relacionados ao sistema de dor e nocicepção já levantados, que servirão como base para análises combinadas utilizando as técnicas de evidência total e super-árvore.

Presidente - Interno ao Programa - 1676326 - CHARLES MORPHY DIAS DOS SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1834571 - OTTO MULLER PATRAO DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762344 - PAULA AYAKO TIBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763449 - FERNANDO ZANIOLO GIBRAN