PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DE CERQUEIRA VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA DE CERQUEIRA VERAS
DATA : 11/11/2019
LOCAL: UFABC Campus Santo André

VARIÁVEIS PREDITORAS DA DIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS VÁGEIS ASSOCIADOS AO MAIOR BANCO DE RODOLITOS DO MUNDO: BANCO DOS ABROLHOS

Bancos de rodolitos são fundos marinhos recobertos por nódulos de “vida livre” compostos por mais de 50% de algas calcárias incrustantes não-geniculadas. Essas ecossistemas tem uma reconhecida importância ecológica e as crescentes ações antrópicas tem ameaçado sua biodiversidade. As lacunas nos conhecimentos a respeito desses ecossistemas tem gerado um descompasso entre o avanço socioeconômico e medidas de conservação. Deste modo, visamos entender o papel de diferentes variáveis (i.e. diâmetro médio, volume, densidade, complexidade dos nódulos, profundidade, distância da costa, latitude, biomassa de macroalgas, peso e tipo do sedimento) na estruturação das comunidades de macroinvertebrados associada aos rodolitos do Banco de Abrolhos. Para tanto, amostramos 131 rodolitos individualmente utilizando  sacos de nylon (malha de 500µm) em oito áreas do Banco. Em laboratório, os epibiontes foram removidos de 104 rodolitos e os 7631 macroinvertebrados obtidos foram identificados e quantificados em 28 grandes grupos taxonômicos, nos quais Amphipoda (2570 espécimes), Polychaeta (2118) e Isopoda (605) foram os táxons mais representativos. As maiores e menores abundancias de macroinvertebrados foram observadas nos pontos amostrais localizados dentro do Parque Nacional Marinho do Banco dos Abrolhos (39,10 ± 55,35 e 110,50 ± 87,49 macroinvertebrados.rodolito-1, média ± desvio padrão). Os padrões encontrados para as comunidades de macroinvertebrados foram explicados pelo diâmetro médio, profundidade, distância da costa e porcentagem de aragonita no sedimento. Rodolitos maiores apresentaram um maior número de espécimes associados e foram obtidos predominantemente em locais mais profundos. As características da plataforma continental de Abrolhos provavelmente favorecem o crescimento de algas calcárias mesmo em regiões com altas profundidades. Além disso, a estreita feição norte da plataforma permite que locais mais profundos estejam mais próximos à costa e mais expostos a influência dos sedimentos litogênicos. Por fim, a mudança nas concentrações dos polimóficos do carbonato de cálcio podem indicar a presença de outros organismos construtores nas porções ao sul do Banco dos Abrolhos. Esses resultados serão melhor entendido com a finalização das etapas laboratoriais que estão previstas para os próximos meses. Com isso poderemos predizer se há negligência em relação à biodiversidade de macroinvertebrados associados aos rodolitos de Abrolhos e se as estratégias de conservação estão sendo direcionadas à áreas de menor relevância biológica.

Presidente - Interno ao Programa - 096.579.927-10 - GUILHERME HENRIQUE PEREIRA FILHO - USP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763449 - FERNANDO ZANIOLO GIBRAN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO MITRANO NEVES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES