PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDISON DE FREITAS COSSIGNANI FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : EDISON DE FREITAS COSSIGNANI FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 24/10/2019
LOCAL: sala S17, Terreo, Bl. Delta,Campus SBC, Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

O efeito da Serra do Mar nos padrões de distribuição da ictiofauna das bacias costeiras da Mata Atlântica

Diversosfatores promovem diferenças nos padrões de distribuiçãoena composição de espécies de um determinado local. Fenômenos ocorridos no tempo geológico, como mudanças no nível do mar, podem ter resultado em isolamento populacional, reduzindo o fluxo gênico das populações resultandoeventos de especiação e diversificação da ictiofauna, bem em processos de extinção. Da mesma forma, fatores ambientais exercem grande influência em comunidades de peixes de água doce. A Mata Atlânticaé um bioma reconhecido pelasaltas taxas de endemismo em sua ictiofauna costeira em função de processoshistóricas e/ou ambientais. Nos últimos anos, esforços têmsido feitos para aumentar o conhecimento sobre a ictiofauna de água doce da Mata Atlântica, o que tem resultado na descrição de espécies econtribuído paraa organização de um inventário mais completosobre o bioma.Reunindo e organizando o conhecimentodispersosobre a presença e distribuição de espécies,a maioria realizado em escala local,construímos o mais extenso banco de dados para os peixes de água doce da Mata Atlântica, resultando em informações para 496 espécies. Apesar do empenho demuitos cientistas,nenhum trabalho havia sidofeito até então para avaliar os fatores que influenciam a diversidade beta destes organismosnas bacias costeiras da Mata Atlântica.Assim, a proposta deste trabalho foi mapear e identificar os processos que estão relacionados aos padrões de distribuição da ictiofauna das bacias costeiras da Mata Atlântica. Umaanálise deagrupamentosfoi aplicada para observar medidas de similaridade da ictiofauna entre as bacias agrupando-as por semelhança.A partir desses agrupamentos propusemos e analisamos quatro modelos contendo variáveis potencialmente influentes que classificaram, por ordem de importância, os principais processos que explicam os padrões observados para essa ictiofauna.Ainda, apartir dos resultadosobtidos,um novo potencial driver de diversidade beta surgiu-a presença de uma cadeia montanhosa próxima e paralela à costa, a Serra do Mar. Juntos,o modelo contendo variáveis ambientais e o modelo formado por variáveis geológicas com presença/ausência de cadeia de montanhas, foram responsáveis por explicar mais de 30% da similaridadeda diversidade betada ictiofaunade 60 bacias hidrográficas costeirasda Mata Atlântica.Dentre os modelos propostos,oefeito orográficocausado pela presença da Serra do Mar,é o fator que melhor explica o padrão de distribuição da ictiofaunadasbacias costeiras da Mata Atlânticana escala proposta.

Presidente - Interno ao Programa - 149.309.488-27 - GISLENE TORRENTE VILARA - NENHUMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1804548 - RICARDO JANNINI SAWAYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JANSEN ALFREDO SAMPAIO ZUANON - INPA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763449 - FERNANDO ZANIOLO GIBRAN