PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINA RODELLA MANZANO

DISCENTE : MARIA CAROLINA RODELLA MANZANO
DATA : 30/09/2019
LOCAL: sala S24, Terreo, Bl. Delta,Campus SBC, Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

Influências ambientais e bióticas: entendendo a diversidade acústica em comunidades de anfíbios anuros de Mata Atlântica

Comunidades podem ser definidas como populações que ocorrem juntas ao longo do tempo e espaço, e os processos relacionados à permanência dessas populações são estudados a partir da montagem de comunidades. Existem algumas maneiras de medir a diversidade de espécies, como a diversidade alfa e a diversidade filogenética. Métodos baseados em filogenias podem inferir processos de montagem de comunidades, apontando diferentes estruturas filogenéticas. Outra forma de medir a diversidade de uma comunidade é considerar a sua ‘paisagem sonora’, e tem sido questionado como a distinção entre paisagens sonoras varia ao longo de comunidades. Assim, anuros são um modelo ideal para estudos sobre paisagem acústica em comunidades biológicas, uma vez que formam coros e apresentam comportamento de vocalização para atração de fêmeas. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo investigar a diversidade acústica em comunidades de anuros ao longo da Mata Atlântica, propondo as seguintes perguntas: 1. Como o espaço acústico é ocupado por espécies de diferentes comunidades?; 2. A estrutura filogenética dessas comunidades é relacionada à diversidade acústica?; e 3. Espécies frequentes em comunidades de Mata Atlântica modulam suas vocalizações em função da complexidade ambiental e/ou paisagem acústica? A coleta de dados foi realizada na Mata Atlântica, em dez corpos d'água diferentes, entre setembro/2018 e março/2019. Coletamos informações a respeito da diversidade de espécies, filogenética e acústica em cada local. Nossos resultados parciais compreendem a atualização do canto de anúncio das 19 espécies registradas, a descrição do canto de anúncio da espécie Boana semilineata, além da descrição da paisagem acústica de cada comunidade. Também investigamos a variação do canto de anúncio para as espécies amplamente distribuídas Boana faberPhysalaemus cuvieri Scinax hayii em diferentes cenários de complexidade ambiental.

Presidente - Interno ao Programa - 1804548 - RICARDO JANNINI SAWAYA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768895 - GUSTAVO MUNIZ DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEO RAMOS MALAGOLI - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763457 - VANESSA KRUTH VERDADE