PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: FELIPE NASCIMENTO TAVARES

DISCENTE : FELIPE NASCIMENTO TAVARES
DATA : 02/09/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44

A influência da antropização sobre a diversidade funcional de espécies lenhosas da Mata Atlântica do sudeste brasileiro

O processo de antropização causa impactos no meio ambiente e os negativos são os mais discutidos dado o efeito, entre outros, da perda de diversidade. Em tratando-se de diversidade, vários conceitos existem e o de diversidade funcional vem ganhando espaço nas discussões, justamente pelo potencial de prover uma melhor compreensão do funcionamento de uma comunidade. Definiu-se como atributos funcionais como descrito por Violle et al (2007), foram utilizados os dados disponibilizados pelo NeoTropTree e pelo MapBiomas gerar os dados sobre diversidade funcional de árvores, com 3210 espécies e 543 pontos de ocorrência, considerando-se buffers de 5km, e o uso e cobertura do solo ambos na região da Mata Atlântica do sudeste brasileiro, e valeu-se da técnica de análise de GLM para estimar quais os atributos funcionais são favorecidos de acordo com cada classe de uso e cobertura do solo, nossa hipótese é de que quanto mais intenso for o uso do solo menor será a diversidade de atributos funcionais.

Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2887832 - ANSELMO NOGUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1272791 - MATHEUS FORTES SANTOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768895 - GUSTAVO MUNIZ DIAS