PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: PRISCILA GERMANO DOS SANTOS

DISCENTE : PRISCILA GERMANO DOS SANTOS
DATA : 05/08/2020
LOCAL: Santo André

MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM

A pesquisa em Educação Estatística tem como objetivo investigar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Estatística, da Probabilidade e da Análise Combinatória, em diferentes níveis de ensino. Para atingir seu objetivo, as pesquisas são desenvolvidas com recursos teórico-metodológicos de áreas afins tais como a Educação Matemática, a Psicologia, a Pedagogia, entre outras. Assim, para avaliar a evolução das pesquisas em Educação Estatística nos últimos trinta anos, objetivo deste trabalho, foi realizado pesquisa documental “estado da arte” para determinar a tendência da produção científica por meio da análise dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 1987 a 2019, principal evento da área de Educação Matemática. A produção científica será categorizada de acordo com: a) o conteúdo (Análise Combinatória, a Probabilidade e a Estatística); b) o nível de escolaridade dos participantes da pesquisa e c) o enfoque metodológico (análise de instrumento, análise de documentos, aspectos históricos e processo de ensino e aprendizagem; dentre outros. A partir deste levantamento, foram destacados alguns pontos para reflexão sobre os rumos da Educação Estatística no Brasil. As maiores contribuições das pesquisas são dos autores que fazem parte do GT 12 (Educação Estatística) da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática). E, dos 297 trabalhos analisados foram constatados somente 29 (9,76%) que fazem uso das tecnologias digitais educacionais, a favor do ensino aprendizagem-aprendizagem em sala de aula, que é considerado um índice baixo devido a era da tecnologia digital da qual vivemos hoje.

Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - AMARI GOULART - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO