SABERES DOCENTES NA ELABORAÇÃO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS DE GEOMETRIA DINÂMICA COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
O trabalho de dissertação apresentado neste documento tem por objeto de estudo os saberes que professores de matemática mobilizam quando se engajam em práticas de resolução e elaboração de tarefas de geometria dinâmica, de cunho investigativo, que envolvem o uso de objetos de aprendizagem para o ensino de geometria. A partir de questionar como esses saberes são mobilizados, o objetivo principal desta pesquisa é analisar a forma em que um grupo de professores, em um contexto formativo, mobilizam saberes relacionados com a resolução e elaboração de tarefas com as características citadas. Por conta de estar escrita no formato multipaper, esta dissertação se divide em três partes. A primeira parte diz respeito da introdução, em que são trazidos os elementos necessários para situar o leitor na pesquisa, tais como a trajetória acadêmica e profissional do autor, o processo de revisão de literatura, a pergunta diretriz de pesquisa e seu processo de construção, a relevância, os objetivos e o contexto da pesquisa, assim como a versão parcial da metodologia implementada. Na segunda parte apresentam-se os diferentes capítulos que compõem a dissertação, cada um deles na modalidade de artigos publicados em revistas científicas. Assim, o capítulo I apresenta um primeiro artigo em que se descreve a elaboração de um dos objetos de aprendizagem que foi utilizado no contexto da pesquisa. O capítulo II trata de um segundo artigo em que se apresentam e caracterizam algumas das tarefas que consequentemente foram aplicadas no contexto da pesquisa. O capítulo III, em processo de construção, corresponderá com um terceiro artigo em que se dará conta do objetivo principal da pesquisa. Finalmente, apresenta-se um resumo prospectivo desse terceiro capítulo.