PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FONTES SAVASSA

DISCENTE : LUCAS FONTES SAVASSA
DATA : 14/09/2022
LOCAL: por participação remota

ESPAÇOS FORMATIVOS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO

Mesmo que seja fundamental uma formação inicial adequada e reflexiva, os profissionais recém-formados, ao ingressarem nas escolas, deparam-se com uma realidade por vezes, bem diferente daquela estudada durante os anos de graduação. As instituições formadoras, em muitos contextos, prezam por garantir o acesso ao saber teórico com a incumbência de colocar o profissional no mercado de trabalho, mesmo com suas debilidades. O âmbito escolar com todos os desafios enfrentados em seu cotidiano por professores e gestores mostra-se um campo fértil para a formação continuada, visando a aproximação entre teoria e prática. Levando em consideração a diversidade de agentes educacionais, garantir um espaço dentro da jornada docente para momentos efetivos de formação, como as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPCs), é peça fundamental na trajetória de atuação docente, pois é na escola que encontramos a possibilidade de desenvolver as capacidades cognitivas e fomentar o reaprender permanente. Embora reconhecida a importância das ATPCs para o processo de formação continuada dentro da instituição escolar, desde sua implementação tais atividades passam por discrepantes (às vezes preocupantes) momentos, revelando uma fragilidade organizacional e coloca em risco a eficácia de sua funcionalidade. O presente estudo visa compreender as ATPCs desenvolvidas em escolas estaduais paulistas. Para tanto foi realizada a análise dos documentos curriculares oficiais que legitimam o processo de formação continuada de professores no Brasil e suas recontextualizações. A pesquisa será realizada em Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio pertencentes a Diretoria de Ensino Leste 1, de modo a investigar quais são e como acontecem as ações de formação continuada de professores no contexto das ATPCs. A abordagem metodológica qualitativa está associada a características que permeiam a utilização do método de estudo de caso; como instrumento de coleta de dados, serão realizados o acompanhamento das ATPCs nas instituições de ensino e técnicas complementares (entrevistas e questionários com os responsáveis na condução das ATPCs e com os docentes participantes). Os dados serão analisados com base em referenciais de autores das teorias de currículo, incluindo questões atreladas à estrutura das formações nas ATPCs, utilizando como ferramenta metodológica o dispositivo pedagógico proposto por Basil Bernstein (1996).

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLÁUDIA VALENTINA ASSUMPÇÃO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA