Um professor, um quadro teórico e um portfólio: uma oportunidade de reflexão durante a formação inicial
Este trabalho, apresentado em formato alternativo (multipaper) é composto de três artigos
científicos ligados pelo tema da prática reflexiva e da metodologia narrativa. Na introdução
apresenta-se a história do professor Daniel (autor), à luz da metodologia narrativa. O primeiro
artigo consiste na análise do conteúdo do portfólio reflexivo desse professor, construído como
avaliação final de um curso de qualificação profissional de professores na Inglaterra. Discute-
se a formação do professor e sua modificação ao longo da construção do portfólio, fazendo
algumas considerações sobre a possível utilização deste instrumento na formação de
professores do Brasil. O segundo artigo faz uma descrição detalhada da Taxonomia de Bloom
Revisada, para analisar sua utilização, pelo professor Daniel, no planejamento de uma
sequência didática em ensino de ciências. Discute algumas implicações para o currículo, em
relação à Base Comum Nacional Curricular. O terceiro artigo discute as dificuldades do
ensino remoto em uma escola na Inglaterra, onde o professor Daniel atuava, em relação à
avaliação formativa dos estudantes. Em seguida, analisa a aplicação da Taxonomia de Bloom
Revisada na avaliação dos resultados de um tipo de avaliação formativa, o “quiz”, tradicional
na cultura britânica, para retenção de conhecimentos factuais. Por fim, discute o potencial de
utilização desse instrumento em sala de aula. A dissertação conclui costurando os três artigos
como a narrativa do professor Daniel, discutindo implicações para a formação de professores
no Brasil.